Você está visualizando atualmente QUAL É O SEU CAJADO?

QUAL É O SEU CAJADO?

Qual é o seu cajado? Nasceu num período recente de minha vida, quando estive acometido, por consequências de uma artrose que cresceu e criou uma estenose, compressão no canal por onde passam os nervos na coluna vertebral, entre a L4 e L5. Este fato diminuiu, no início, a minha mobilidade. Fiquei surpreso quando li o laudo da ressonância magnética. Buscas foram feitas para diminuir a dor como também poder viver sem a necessidade de cirurgia.

Nosso templo principal, o corpo, deve ser muito bem tratado para que o espírito ou alma possam continuar se manifestando. Apesar de tratá-lo muito bem, cometi alguns exageros dentro do princípio de que, se estou bem, posso fazer mais, em vez do menos é mais, principalmente depois que passamos dos 70.

Reflexões sobre a Relação Mente-Corpo

Da mesma forma que a alegria tem um sentido, uma causa, a dor também deve ter. A questão é quem criou a causa? Será que de fato ha uma relação direta de causa e efeito entre mente e corpo? Será que de uma forma ou de outra, criei esta artrose? A coluna sustenta o corpo e a emoção incide sobre nossa postura. Pessoas “em pé” são diferentes de pessoas cabisbaixas. Pessoas que andam com o olhar para frente, são diferentes das que andam olhando para baixo ou metros a frente.

As interpretações que minha mente estaria dando aos acontecimentos passados poderiam trazer certa postura a minha coluna e ter criado a estenose. O osso que cresceu foi para reequilibrar a coluna. Minha mente teria este poder? Se criou, poderia eliminar o criado ou reduzir o tamanho da criação? Foram anos nesta postura. Não seria num clique de dedos o retorno.

Metáfora do Cajado na Jornada Pessoal

Nesta fase, com dores alucinantes, havia uma posição, apesar de errada, que meu corpo ficava bem, sem dor ou fisgadas nas coxas. Precisava me apoiar em algo para apoiar e caminhar: um cajado, até que a cirurgia fora realizada com sucesso. Também houve uma mudança de postura/comportamento diante de certos eventos. Se não mudar o comportamento depois da cirurgia, outros pontos de artrose provavelmente cresceriam.

Questionamento

Olhando agora para a sua vida, pergunto-lhe: qual tem sido o “cajado” que tem usado na vida para lhe sustentar em vez de corrigir o que precisa para alcançar suas metas/desejos/propósitos/sentido?

Deixe um comentário