Você está visualizando atualmente A GESTÃO DA EMPRESA FAMILIAR

A GESTÃO DA EMPRESA FAMILIAR

A empresa familiar é um complexo sistema onde habitam três importantes áreas: o Patrimônio, a Gestão deste patrimônio e a Família, que geralmente vive dos frutos do patrimônio, quando bem administrado.

O âmago da interconexão destas três áreas, e a mais poderosa, chama-se Relacionamentos. Dentro dela abriga uma poderosa força, chamada de emoções, explicitas ou não.

A falta de convergência dos propósitos entre acionistas, herdeiros, pode levar a empresa a ser deficitária, fechar ou ser vendida, interrompendo o ciclo do crescimento e perpetuação tão desejada pelo Fundador.

Encontrar o equilíbrio entre o uso da propriedade, os desejos dos familiares, acionistas e a gestão do patrimônio, tem sido um desafio constante na liderança e gestão das empresas familiares.

Alguns momentos são críticos:

  • quando surge crise financeira por má gestão financeira, operacional ou de marketing;
  • quando um herdeiro deseja trabalhar na empresa, mas não tem capacitação;
  • quando a distribuição de resultados afeta a vida dos herdeiros;
  • quando um acionista quer vender sua participação por discordância sobre a qualidade da gestão;
  • quando a empresa precisa crescer e não dispõe de familiares gestores capazes;
  • quando não ha caixa suficiente;
  • o Fundador quer passar o comando e não encontra nos familiares pessoas competentes.

São exemplos das dificuldades da gestão de empresa familiar.

Nestes momentos as questões conflituosas entre membros da família, aparecem ou já podem estar existindo, devido às diferenças de pontos de vista e anseios, nem sempre reveladas. A tendência, caso não resolvam ou demorem a resolver, é o enfraquecimento na organização e nas relações familiares.

Nestas condições, a melhor alternativa é buscar ajuda externa para atuar na resolução de conflitos e encontrar soluções que atendam a todos, sem rupturas.

Deixe um comentário