Você está visualizando atualmente CADEIA DE VALOR, CAIXA E LUCRO

CADEIA DE VALOR, CAIXA E LUCRO

Excluindo as entidades com finalidade social, privadas ou públicas, o fundamento básico da empresa privada é o lucro e fluxo de caixa. Os clientes são o caminho. As pessoas criam e executam o caminho com um líder que lhes mostre e compartilhe da visão. O lucro sustentável, com responsabilidade social, ambiental e com governança, vem dos critérios de valor daqueles que participam das decisões corporativas.

Maximização da Cadeia de Valor

Imaginando que pessoas diferentes se juntam para produzir, serviços ou mercadorias, como conseguir a melhor performance para que todo o fluxo se maximize? Toda empresa, assim como nós, temos uma cadeia de valor, eventos ou qualidades que nos tornam mais fortes e lucrativos.

Os pontos da cadeia de valor devem ser maximizados, individualmente, para que a cadeia seja otimizada. No caso das empresas, tudo o que gira em torno e que entra no processo produtivo-nas unidades de negócio e as de apoio, tem repercussão nos resultados e nos fluxos de caixa.

cadeia de valor lucro e caixa

Importância do Alinhamento e Integração

A forma de fazer se apoia no modelo de comportamento daqueles que tem o poder de decidir, em qualquer ponto. Estas células de negócios, se atuarem de forma independente, não contribuirão com todo poder no todo desta cadeia de valor. Entretanto, se as unidades de negócio e apoio estiverem ALINHADAS, INTEGRADAS E COMPROMETIDAS com as metas da organização e fluírem juntas ou em rede, os resultados podem ser maximizados.

O líder partilha o rumo, observa os participantes, fortalece os que estão com menos desempenho, observa o ambiente e o momento, informando o andamento do processo. Correções devem ser rápidas para diminuir a distância em relação à meta.

Necessidade de Mudança

Se algo muda, interno ou externo, se há necessidade de atingir novas metas decorrentes da competição ou mudança de objetivos, algumas habilidades dos colaboradores precisam ser desenvolvidas. Fazendo do jeito que está sendo feito, trará os mesmos resultados, ou piores. Para alcançar novos e melhores resultados, mudanças precisam ser feitas. Mas onde está a mudança? No comportamento, nas atitudes da gestão e liderança.

Lucro e Mudança de Atitude

Lucro, enfim, é uma questão de atitude. Mais lucro representa mais mudanças do que está sendo feito. As mudanças nas partes ou na visão do todo, são comportamentais. MUDE ANTES QUE SEJA FORÇADO. SEJA PROATIVO EM VEZ DE REATIVO.MUDANÇAS ALINHADAS PARA TORNAREM-SE FORTES.

Deixe um comentário