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ENGENHARIA FINANCEIRA E AS RELAÇÕES NAS CORPORAÇÕES

Os conceitos e práticas da engenharia financeira, como um processo estrutural da combinação de fontes de recursos, custos, moedas, garantias e prazos, está agregando outras formas de engenharia baseada na necessidade de dar velocidade de resposta aos clientes diante de um mercado mutável e cheio de incertezas: as parcerias organizacionais. Voltadas ao cliente, como forma de manter ou/e aumentar o market share, reduzir custos e novos fluxos de caixa.

A Importância das Relações nas Parcerias Organizacionais

Renasce a engenharia das relações criando parcerias sinérgicas, uma rede de relações corporativas no ecossistema onde atuam e que visem, conjuntamente, criar mais valor às organizações, aos acionistas, aos colaboradores e aos clientes de forma sistêmica e sustentável!

A Habilidade de Conectar e Manter Relações

Isto implica na habilidade de conectar e manter níveis elevados de relações com todos os parceiros sinérgicos no processo de atendimento ao mercado. Significa começar a engenharia das relações internas e externas que tem como fator diferencial e principal o ser humano, não importando que papel desempenha na rede de relações.

Numa rede o ponto de ruptura está no elo mais fraco, onde houver a menor quantidade de energia potencial e informação, por exemplo, um momento de descontrole emocional.

A HABILIDADE DE CONECTAR E MANTE

O Papel das Relações nas Decisões e Resultados

Os relacionamentos são o que há de mais importante na física, na biologia, na química, na psicologia e nos negócios. As relações criam vida e resultados. Nas relações nos conhecemos, e quanto mais transparentes forem, mais fortes e duradouras serão as alianças.

É o propósito comum que gera a união, uma identidade se cria e por ela abre-se um campo de possibilidades. Para que esta engenharia de relações tenha sua “taxa de retorno” elevada é necessário que haja transparência e verdade nas relações de forma que as tornem mais consistentes.

Na construção de uma engenharia de relações, cada atitude verdadeira representa um tijolo na edificação do propósito final. Confiar no resultado da rede de relações precede confiar em si próprio, de não entrar no autoengano.

Qualidade das Relações e Liderança

A qualidade das relações tem como origem um sistema de crenças sobre o qual as atitudes são tomadas enquanto interações estão sendo mantidas consigo mesmo, no diálogo interno, ou com o outro.

Isto significa que o estado emocional dos líderes terá impacto direto na qualidade das relações e na formação da engenharia de negócios que estiver operando naquele momento. Estariam os líderes preparados para tal? Sabemos que por mais racional que seja uma decisão, existem fatores emocionais que comandam a decisão.

QUALIDADE DAS RELAÇÕES E LIDERAN

Desafios da Educação Corporativa

Parece-me que investir na arte das relações focadas nos propósitos, não só da organização em si, mas no propósito de toda a rede sinérgica é o desafio da educação corporativa e continuada. Fazer a engenharia das relações de forma construtivista, “captando o dinheiro e pagando juros” ao outro, criando relações, é preciso mexer nos parâmetros internos de cada elo da rede.

Este deve ser a preocupação dos líderes em transformar cada colaborador num hábil facilitador de relações focadas nos propósitos globais. A engenharia das relações de negócios está centrada no comportamento humano cujo âmago estar o ser e uma pergunta: quem sou?

Só há relacionamento verdadeiro ou sólida engenharia humana se atuarmos nas relações de forma transparente e por si mesmo, em vez de se manifestar pensando no que o outro gostaria de ouvir. O medo de se expor torna as relações falhas, porque não estão sendo baseadas, na verdade, de cada um. O que você acha?

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