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A MÉTRICA DO NEGÓCIO – Parte 1

A métrica do resultado de um negócio com fins lucrativos está vinculada à medida do caixa gerado e o lucro operacional, antes dos efeitos da estrutura de capital. Esta medida é determinada pelos sócios e conforme o custo destes recursos. No bottom line, é agregar valor à empresa e aos acionistas, é ver o patrimônio líquido crescendo e com generoso pagamento de dividendos — cash yield, que gera o retorno aos acionistas.

É isso o que vale, desde que realizado com equilíbrio nas decisões sistêmicas e vinculado aos valores, missão, identidade e cultura da empresa. Tudo o mais que deve ser feito, como investimentos em tecnologia, processos, sistemas, pesquisas, recursos humanos, inovação, sustentabilidade, políticas sociais e ambientais, etc., é para gerar mais clientes, lucros e fluxos de caixa positivos, senão a empresa não consegue continuar.

Consegue sobreviver tendo prejuízos durante determinado tempo, mas não é possível operar com pequena ou nula geração operacional de fluxos financeiros. É vital. As operações da empresa têm que gerar caixa positivo, senão haverá enorme possibilidade de fechar, exceto que haja mudança. De nada adianta ter belos programas, sem o retorno devido, de forma econômica ou financeira.

Os custos, preocupação permanente, são feitos em casa enquanto os preços são determinados pelo Mercado. Tudo que representa custo, tangíveis e intangíveis, tem impacto direto nos resultados e no fluxo de caixa. Por isso, todos os colaboradores devem ter conhecimento profundo de custos, de todos os tipos e implicações.

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