Você está visualizando atualmente A ERA DA CULTURA COMPETITIVA

A ERA DA CULTURA COMPETITIVA

Vivemos num Universo de comportamento não linear e de alta complexidade devido às interligações. As organizações, públicas ou privadas, são comunidades vivas e dinâmicas, portanto, sistemas abertos, auto-organizáveis e autogeradores.

São geridas por humanos e como tal, sujeitos a emoções, sob as quais podem se basear as atitudes e tomadas de decisões. O caminho ao sucesso/resultado é através das pessoas que são a fonte da criatividade e da vantagem competitiva, incluindo também a tecnologia e o capital. É criar e agregar valor, com responsabilidade social, ao Ser: o cliente, o colaborador, o fornecedor, o acionista e membro da sociedade.

O sucesso da implementação das estratégias e programas de ação nas organizações está diretamente vinculada com a participação, integração e envolvimento dos colaboradores conectados a identidade da missão e visão alicerçados pelos Valores da organização e de si próprios. Busca-se a homogeneidade do propósito do time, onde a força do conjunto está limitada pelo elo mais fraco.

Fortalecimento da Organização

A Proteção e Fortalecimento da Organização

A proteção da organização é o uso contínuo de sua cultura, visão e valores que devem ser absorvidos e difundidos por todos os participantes. Cada colaborador é um guardião da teia mental sob a qual está a organização.

Se um ponto da teia falha abre espaço para o enfraquecimento dos resultados, quaisquer que sejam. Migramos das estratégias empresariais competitivas para as culturas competitivas.

No mundo da velocidade o que gera a rapidez nas organizações, nas decisões e implementação das estratégias, são os relacionamentos entre todos os participantes do time, o que implica em canais de comunicação interpessoais fluídos e transparentes onde a preocupação maior é o sucesso do resultado da estratégia a ser implantada e não a “razão individual”.

É a parte buscando a solução para e com o todo, enquanto atitudes heróicas e individualistas tendem a prejudicar o todo e a si mesmo. Entender o comportamento humano, usando a sua potencialidade/energia para criar e co-criar soluções e resultados, atrair e reter talentos criativos e emocionalmente equilibrados são os principais desafios dos líderes. É a gestão da essência, do invisível.

É a partir da consciência do indivíduo que chegaremos a melhores resultados via ações pessoais, empresa ou governo. Acreditamos que na cooperação mútua, no respeito e aceitação da percepção do próximo possamos maximizar soluções, a partir de mudanças no comportamento dos colaboradores e líderes, em favor deles próprios, da empresa e da sociedade.

Deixe um comentário